quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Hoje eu não tenho muito o que escrever. Só queria deixar registrado no meu diário que assisti "A Casa Monstro" ontem e achei simplesmente fantástico. Aí resolvi pegar o gancho e deixar igualmente registrado as animações que achei e acho fabulosas. Confesso que não sou um especialista em animações. Como diz o Boto, ter filhos torna a pergunta "você viu tal animação" um verdadeiro pleunasmo. Então, quando eu tiver meus filhos vou virar um especialista, mas nesse futuro próximo, onde os filmes citados aqui serão velharia (ou não) farei questão deles assistirem todos.

"O REI LEÃO"
Simplesmente o fodão! O primeiro que me encantou, aquela introdução, aquelas músicas. Inesquecível! "O que eu quero mais é ser rei" e "Hatunamatata" são verdadeiros clássicos das canções de filmes infantis. Até hoje, se eu não tocar "Hatunamatata" ninguém me deixa ir embora.










"PROCURANDO NEMO"
Se teve alguém que não gostou da idéia de um peixe com amnésia, um "peixe pai" neurótico e um peixinho rebelde, então esse alguém não sabe o significado da palavra originalidade. Dolly e seus olhos esbugalhados, as tartarugas rastafari, a reunião dos tubarões... Fodasso!







"SHREK 2"
O único que me fez rir. A melhor cena dos 3 filmes, na minha opinião, é quando o SHREK e o burro tomam aquela poção para deixá-los bonitos. Parece que o burro foi desenhado nas medidas das tirações de sarro de Eddie Murphy.











"O SEGREDO DOS ANIMAIS"
(Barnyard)
Peguei esse filme de surpresa no canal pago e ri do começo ao fim. Ri alto, descontrolado, daquele jeito que só quem me conhece sabe que faço. Olhe o pôster e veja a frase "O que acontece no celeiro, fica no celeiro", fazendo uma referência à famosa frase "O que acontece em Vegas, fica em Vegas".







"A VIAGEM DE CHIHIRO"
Japonês quando quer ser foda, não tem outro resultado além de ser muito foda. É o caso dos produtos japoneses, dos carros japoneses, de tudo o que eles fazem (repetindo, quando querem serem fodas!).
Pra todo mundo que eu falei desse filme, todos acham que era na linha de Poquemón, Cavaleiros do Zodíaco, etc, ou seja, lutas e porradas e poderes de todos os tipos, aqueles olhões que os japoneses tanto insistem em querer passar emoção. A Viagem de Chihiro tinha tudo para ser mais uma merda japonesa. Muito pelo contrário. O filme, rico em detalhes e crenças dos orientais, não cansa. Do começo ao fim, é de uma riqueza poética fora do comum. O filme acaba e você pensa "pô, as crianças japonesas assistem isso"?






"A CASA MONSTRO"
Mas é o seguinte: Americano quando quer ser foda, eles são insuportavelmente fodas. Esse filme é uma coisa de maluco beleza (se é que você entende). Só assim para entender como é que um roteiro desses foi escrito. Filme para ver legendado, curtindo as vozes das crianças. Um filme para adulto pagar pau.









"O CASTELO ANIMADO" (ou é encantado? que eu me lembre, era encantado...)

Dos mesmos produtores de Chihiro. A mesma linha, a mesma poética. Ou seja, fantástico.










"DEU A LOUCA NA CHAPEUZINHO"
Todos vocês se lembram da história.
-"Nossa vovó, pra que esses dentes tão grandes?"
- É pra te comeeeeerrr!"
Só que não é isso que o filme se trata. Ora, veja bem! O Lenhador se fode com o Lobo Mau. Um crime envolve a Vovó e a Chapeuzinho. O fotógrafo da imprensa local é um esquilo maluco. O Investigador é um sapo. Os policiais, porcos. Porra. Só podia dar num filme fabuloso.




Não sou especialista nem coisa nenhuma. Não me ligo em diretores (a não ser os pop's), roteiristas, etc... Só acho que tem filmes que são que nem um bom disco. Pra mim é o caso dessas animações. E você, curti qual?

Nenhum comentário:

Postar um comentário