sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Musicando uma música

Se tem uma coisa que realmente gosto de falar, e acho que quem lê isso aqui já percebeu isso, é de música.

Tenho muito orgulho de ter participado de "Grave Lacuna", do Oito Mãos. Que coisa fantástica que é essa música. Estou ouvindo ela agora. Fazia tempo que não ouvia. Mesmo com alguma coisa que poderia ter ficado melhor, a música me impressiona muito. Tem uma bela desafinada no fone direito, mas esse gogó que desafinou é meu. Rs... Foda.. Cantar é a expressão da arte da música mais difícil de se executar. Claro que essa declaração não justifica uma desafinada. Fui teimoso mesmo. Me lembro disso. Todo produtor faz uma merda... Ou não!

Se você tiver que ouvir apenas 3 música de John Lennon, ouça "Mind Games", "(Just Like) Starting Over" e "Woman".

MIND GAMES - Um riff fantástico fica martelando a música toda e não enjoa. Isso é coisa de gênio. John foi um gênio incontestável. Aqui ele canta pra fora, suga o ar e manda tudo. E diz uma frase simples que resume a vida: "Love is the answer".

(JUST LIKE) STARTING OVER - Clássico é clássico. Nessa faixa em questão, o clássico está na sequencia de notas que John sabia usar com maestria. Como esse cara era foda! Em "Our life together is so precious together,We have grown - we have grown" ele usa uma sequencia das antigas, que eu chamo de "subidinha", depois volta para a nota inicial com uma sétima (eu copio muito isso) e , ao invés de ir para o óbvio (se fosse um Lá com 7ª, iria para o Ré) ele simplesmente vai para o Bm (ainda seguindo a sequencia de Lá maior). Outra coisa que me arrepia é a simplicidade de "But when I see you darling,It's like we both are falling in love again, It'll be just like starting over - starting over..." só ele mesmo.

WOMAN - O que eu acho tão magnífico nessa faixa é o "oohhhhh... well well, duru du du du", depois a mesma coisa usando "i looooooove yooouuuohhhhoo, now and foreveeeerrrr", depois de ter subido de tom. Sabe, não sou do time que odeia a Yoko. Olha só as canções que esse cara fez para essa japonesa. Eu componho muita coisa para a minha Silvia. Ela é merecedora dessa arte. Imagina a Yoko, devia ser uma mulher e uma companheira que nenhuma outra se igualou para o nosso querido Lennon. Poxa, um gênio como Lennon deve ter respeito na companheira que escolheu para o resto da vida. Mesmo morto, sabemos que a eterna cara metade do John é a Yoko.

Acho essa foto linda. Sempre achei. Esse dois tinham o talento de ligar um "foda-se" para todo mundo e serem felizes. Se foram felizes ou não eu não sei. Mas essa imagem não te passa uma mensagem de amor sincero? Era sobre isso que John escrevia em suas músicas. Yoko poderia muito bem não ser uma deusa, mas nos sonhos de John, ela era a mulher perfeita.




E tem essa foto clássica da revista Rolling Stone , feita um dia antes do assassinato do John. Essa foto foi eleita, mais tarde, a melhor capa de revista de todos os tempos. Sempre que penso no John e no que ele representou para mim em termos de música e artista, me vem na mente aquele merda do Chapman. Que cara mais perturbado. Tirou do mundo uma pessoa importante. Deu um fim na produção de Lennon, mas ao mesmo tempo fez tudo entrar para a história. Mas fico triste, realmente. Hoje eu tenho a possibilidade de ver o Paul. Mas o Lennon, nunca mais. George também, mas foi o câncer que levou ele.



Olha só a cara do Chapman. Deve ser uma foto um pouco mais recente. Tá careca e velho. Um pobre coitado né. Só porque matou John vai passar o resto da vida na jaula, quando tem muito filho da puta que deveria estar na mesma situação ou em uma pior. Fazer o quê... Ele mesmo sabe que se sair da prisão matam ele em menos de 24 horas. Eu acho que iria atrás dele só pra dar um chute no saco.





Pra finalizar, mais uma foto desse casal tão simpático. Uma foto que eu sempre admirei. Pra sempre, John e Yoko!

hehe.. FODA!

Um comentário:

  1. "Don't let another day go by "


    Um link pra vc Pompeo, todas as entrevistas dos beatles:
    http://www.beatlesinterviews.org/

    ResponderExcluir