segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Compondo.

Escrever é uma coisa difícil... Cantar também. Compor é escrever, mas tem que agregar uma idéia melódica. Geralmente eu penso primeiro em um andamento... Tum, pá... Tum tum, pá! Depois adiciono os acordes que me vieram à mente. Vou cantando coisas que se encaixam na métrica da música.

"Hmmmm... Lá lá lá... Isso é assim... tchaptum! Tchapchura.... hmmmm"....

Quando percebo que funcionou, passo para os acordes que serão a cereja do bolo.
Por exemplo: Se estou em uma lógica de Sol Maior (G), me recuso a ir para Si Menor (Bm), pois seria meio óbvio. Dou logo um Si Bemol (Bb) para ver no que vai dar. Se for no piano então, fujo de todas as regras. É o caso de "Música", ultima canção de "Esperanto", que começa em Dó Maior (C) e vai terminar em Si Maior (B), depois de ter ido para todos os cantos do braço do violão.

Ah, compor é um verdadeiro desafio. Após pensar nisso tudo, vem a parte mais difícil (pra mim), que é fazer uma letra boa, profunda e que não precisa de bula. Bula?! Explico: "Nesse verso onde contém essa frase eu quis dizer isso, ou aquilo..." Se quis dizer, porque não disse de uma vez?
Depois penso em um tema. Ultimamente tenho escrito coisas em cima de um tema.

Isso aconteceu também na composição de "Júlia na Terra da Imaginação" e "Júlia e o Livro Mágico", onde o 1° eu falo sobre o amor, e o 2° falo sobre o divino. É... Deus anda me perseguindo ultimamente... Na verdade eu que ando perseguindo Ele.

O grande desafio é fazer algo que eu mesmo goste. Geralmente minhas coisas passam pelo meu filtro crítico. Pra falar a verdade, muita coisa ruim feita por mim passa... Mas o difícil é fazer uma coisa que as pessoas vão gostar. Tem tanta coisa nesse mundo que fica foda ser luz. Tanta gente iluminada, tantas opiniões. Somam milhões. Estive conversando com um cara num encontro de músicos em Campinas. Ele me disse que diante dessa agonia, o lance mesmo é SE satisfazer. Estar satisfeito com o próprio trabalho.

Trabalho... O maior desafio é encarar sua composição como trabalho.
Galera, ser artista é foda...

Nenhum comentário:

Postar um comentário