terça-feira, 3 de novembro de 2009

Mais uma vez: O Passado!

Simplesmente o tempo me persegue (ou eu que o persigo?!), assim como o ar, a lua, o sol... São coisas que simplesmente existem. Só que ultimamente eu ando esbarrando demais com as coisas que já vivi. Logo eu, que sempre digo que não me fixo em esquemas temporais.

Não faz nem um mês que eu fiz 27 anos e já me sinto velho. A gente fica velho quando percebe que você já não é mais uma geração do futuro; ou quando você se força a perceber que certos valores foram jogados por tempo a baixo; ou mesmo quando você olha para uma pessoa de 18 anos e vê como ele é novo, cheio de espinhas na cara, pele de leite, olhos cheios de dúvidas e medos e desesperos e um monte de coisa - aí você se lembra de quando você tinha 18 anos e se achava um puta adulto.

Cada ano que passa eu me sinto um idiota por ter me achado um adulto no ano passado (ficou confusa essa frase? Espero que não).

Tem uma frase do querido Bilbo Bolseiro* num momento de reflexão diante do grande mago Gandalf, o cinzento, em que Bilbo diz o seguinte : "Estou velho meu amigo Gandalf... Preciso de férias, sair por aí, para uma nova aventura! Me sinto esticado, como manteiga esparramada no pão do café da manhã". Esticado nada mais é do que vivido.

Hoje uma senhora apareceu aqui na loja (uma daquelas clientes que chega só pra trocar idéia com minha mãe e acaba levando um lustra móveis) se queixando de que queria vender a sua casa simplesmente para comprar outra, em outro lugar, em outra cidade, para simplesmente mudar de rotina - claro, ela disse "estou velha". Detalhe, com uns 60 e tantos você já não coloca mais o "ficando" na frase.

Mas então... pensei muito nisso quando toquei pra uma garotada no Oficina do Estudante da Av. Brasil. Pensei : "Blz... Galera de vestibular... Um pessoal de boa. Vamo então". Como me senti velho! E ria a beça! Eu, Ramirez e Gaúcho - tamo velho! Ninguém (absolutamente ninguém) conhecia Ligth My Fire, do Doors. Mas também não tocamos nada do NX Zero ou do Fresno ou do caralho de merda que anda aparecendo por aí. Depois uma menina pediu sertanejo (santa paciência - deveria tocar algo do Tonico e Tinoco. A molecada nem sabem o que pedem!).

Nunca liguei por me chamarem de moleque. E não to ligando por estar me achando velho. É que... sei lá... tenho até medo de dizer, mas acho que já ando pensando sobre a vida... algo como "é isso?". Tenho certeza que se eu chegar aos 80 não vou estar pensando muito diferente . Não sei se vou ter netos, ou se o fato de ter netos te faz pensar diferente. DUVIDO! No fundo, no meu quarto, sozinho, sem alguns amores, sem alguns amigos (que alguns já devem ter partido) eu simplesmente vou pensar : "Vive é isso?" É nessa hora que a gente deseja a morte, porque a vida já não é mais tão excitante.

Mas afinal: o que é tanta coisa?

O que é a vida, puta merda!
O que é o amor?
Porra, mas o que é o tempo?
O que são essas coisas que me fazem da vida algo cada vez mais sem sentido?

Sentido = sentir. Ah tá. Então se trata disso, sentimento vezes sentimento. Ser um humano é tão complicado.



*protagonista de "O Hobbit" e antagonista de "O Senhor dos Anéis" - se bem que é um tanto foda dizer quem é protagonista e antagonista dessas histórias tão ricas - de John Ronald Ruel Tolkien.

Um comentário: