terça-feira, 10 de novembro de 2009

Discovery Channel

Se tem uma única coisa que é bem legal no canal pago, essa é a Discovery Channel. O nome do canal já diz tudo. Vou, a seguir, compartilhar com vocês (não sei porque coloco no plural, mas meus leitores devem ser uns 3 ou 4, somando eu) o que vi no último programa.

Ontem passou um programa chamado "Maravilhas Modernas ", onde eles abordaram o assunto de transporte. Em um belo resumo, a melhoria do transporte é a salvação do planeta Terra (ou seria Água?).

A humanidade cresceu muito. Todo mundo tem um carro. Logo no mundo inteiro tem caos de trânsito. Ultimamente eu estou vendo o lado bom do trânsito. Ouço vários discos no meu Mp3 fuck e aproveito para deixar as horas passarem, e o dia voa.

Voltando...

Imagens de engarrafamentos em Londres, Paris, Nova York, São Paulo... Toneladas de monóxido de carbono na atmosfera, consumo incontrolável de petróleo, aquecimento global... Foda!

O programa mostrou que existem cientistas trabalhando em projetos do futuro, que acreditam ser a salvação do mundo e , consequentemente, o futuro imaginado por vários cineastas (Spielberg, por exemplo, em De volta Para o Futuro: parte 2).

A primeira coisa que os caras mostraram foi uma alternativa de metrô. Pequenos viadutos superfuturistas serão levantados nas cidades. Imagine um pequeno trilho de concreto ao lado do Laurão. Nesse trilho, carros que comportam até 2 pessoas. Nesse carro, ar-condicionado, poltronas confortáveis, uma Tv pra relaxar... (pelo o que ue vi, a janela não abre! Ahhhhh!). Nesse trilho os carros são movidos por uma energia tipo imã, de modo que o carro chegue a 150km e você não dirige, não faz nada. Uma viagem daqui de Campinas pra Bauru seria algo bem tranquilo, sem stress...

Com isso a frota de carros já reduz pela metade.

Depois os caras mostraram um carrinho pra uma pessoa apenas movido a nitrogênio - o elemento de maior abundância no nosso planeta.

Em Paris já colocaram as bicicletas pra funcionar. O governo (claro, de primeiríssimo mundo) disponibilizou 20 mil bicicletas na cidade. Todas - absolutamente TODAS - monitoradas, de modo que a empresa que toma conta disso sabe exatamente onde se encontram cada uma das suas 20 mil magrelas. O que acontece? O parisiense pega essa bike em um terminal de bikes e vai até o seu destino, onde tem outro terminal de bike. Um detalhe foda: as magrelas são de graça nos primeiros 30 minutos. Se eu tiver que ir da minha loja até a Norte-Sul e voltar, eu usaria uma dessas. Mas ainda não acabou: cada bike gera cerca de 20 watts de potência em meia hora de pedalada. Isso é armazenado. No fim do dia, 20 mil watts de potência são armazenados e usados na iluminação da cidade. INCRÍVEL! Além do mais, as pessoas ficam mais saudáveis, as ruas ficam mais limpas; e um dado interessante: as pessoas ficam mais alegres, menos estressadas, pois não tem engarrafamento.

Ah... Vai fazer uma viagem de 400km? Estão trabalhando no carro voador. Isso mesmo! Com asas e tudo o mais. O carro voador vai ser guiado automaticamente por computadores e você não vai precisar tirar diploma de piloto de boing.

Outra coisa: No futuro teremos informações em tempo real. Tipo: você levanta da cama, toma seu café, mija, toma banho... E agora? Vai como pro trabalho? De carro, metrô, carro-metrô, bicicleta? No espelho do seu banheiro estarão as informações do modo mais rápido, limpo e seguro de chegar ao seu destino - tudo full time. Mas como isso é possível?

É aí que entra o grande foda de todos os tempos!

GOOGLE meu amigo!

A Google inventou um novo tipo de mapa. Não é mais papel. Eles refizeram esse conceito. E você já pode ver como isso está funcionando no Google Earth. Só que não para por aí. A grande idéia do Google é colocar o MUNDO todo na tela do seu PC. Você não vai mais precisar ir até Nova York pra conhecer o lugar. Do seu PC, você clica na Times Squere e vai estar lá, em fotos de alta resolução, em 3D, 360°, pra você ver tudo do jeito que você quiser. Impressionante? Calma... Não acabou...
A Google está fotografando o mundo. Eles tem um grande número de carros equipados com câmeras de última geração fotografando o 4 cantos do planeta. Esse é o projeto desses caras. A Google é a empresa do futuro. Você vai poder, de fato, conhecer a Terra.

Mas, incrível, não para por aí. Mais pra frente, quando todo o planeta estiver fotografado, a Google vai colocar os carros na rua novamente e fotografar tudo. Segundo eles: - O mundo muda o tempo todo. Eles tem razão... Aí sim, em uma parceira com o mesmo satélite que fotografou tudo e colocou a tua casa no Google Earth, eles irão fazer desse mesmo software uma ferramenta para se ver a Terra em tempo real - as pessoas indo e vindo, os carros, os mares, o fundo do mar em Madagascar, a pelada de futebol em Copacabana, o garimpo em Minas Gerais, o churras na Argentina, a barraquinha de cachorro quente no EUA, o caralho a quatro.

FUTURO!!!!!

Ah... pra terminar. Nos intervalos da Discovery rola um cara fodão falando de um modo simples sobre ciência. Ontem ele falou sobre seres de outros planetas. Primeiro ele conceituou inteligência, dizendo que se entende por inteligência o ser que tem consciência de si, que tem conhecimento do tempo e que sabe do fim de sua existência (morte). Disse um outro conceito também - a inteligência coletiva (abelhas, formigas). Depois ele falou que desde o início dos tempos o homem olha para o céu e indaga sobre a existência de seres extraterrestres. Ora, se a civilização da Terra tem apenas 14 bilhões de anos, e que a ciência moderna é bem novinha - 400 anos - a probabilidade de seres extraterrestres terem uma ciência de 20 trilhões de anos é bem óbvia, e que se eles conseguem se tele-trasportar e viajar na velocidade da luz, isso quer dizer que suas tecnologias seriam mágicas para nós. Sendo assim, nós enxergamos os ET's como retrato de Deuses ou Demônios - o que, segundo a frase do cara, não deixa ser um retrato de nós mesmos, de um jeito ou de outro.

Massa, né?

Um comentário:

  1. eu não sou inteligente pelo simples fato de não conseguir me relacionar muito bem com o futuro da minha carne: a morte.
    assim como com a velhice... com o tempo voando assim como anda voando... com pretensões que somem...
    enfim!

    o futuro parece ser massa mesmo. mas será que estaremos aqui para ver de perto alguma destas criações? invenções? sei lá!

    agora com o imposto reduzido o nº de carros nas ruas vai aumentar ainda mais!
    ainda prefiro o busão, mesmo que lotado. me sinto fazendo bem para uma amiga (tipo, a estratosfera, por exemplo). sem contar que curto observar as pessoas...
    é incrível!
    estes dias tinha uma criança muito tagarela no busão, cedinho, com a mãe, que a levaria à escola. mais o pentelho falava muito! sabe sobre o que? sobre Machado de Assis. acredite!
    e me deparo direto com tiozinhos já com as roupas gastadas e sujas do dia, lendo Nietzsche!

    pessoas estranhas, gente esquisita!

    ResponderExcluir