quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Perdido em música #2


Tem cada coisa que me acontece no que diz respeito a música... Coisas que me intrigam, que me renovam e que envelhecem. Coisas que me fazem pensar e não ter horizonte. Pequenos muros aqui, outros ali. Algumas pontes - e eu vou que vou! - e algumas senhas... Eu vivo DA musica, e não De musica. Viver De música é doloroso... Possível, mas doloroso. Isso é algo que eu busco ainda. Agora, viver DA música é incrivelmente o contrário... A música simplesmente me faz viver. Nela eu tenho os sentimentos humanos de verdade (na minha cabeça, claro...). Eu sinto alegria, saudade, vontade, tristeza, amor (ah, o amor na música...) e todas as coisas que Deus deu para o ser humano. Arte é foda. Música é a arte que eu domino... Já viu... Vou pra lá e pra cá, vejo uma unha de Deus em sua infinita grandeza (pois sim, pelo incrível que pareça, me sinto perto de Deus, pois na verdade não sou eu que vou a ele, e sim ele que vem a mim).

Vejo como é possível isso tudo em momentos diversos da música...Mas o DISCO é, na minha opinião, a forma (pode-se ler midia, se tu queres), mais pefeita de encontrar com os sentimentos citados, pois o artista está simplesmente tocando pra você, apenas pra você, e ninguém menos que você. Poxa, só ai que você tem um total momento com aquela pessoa - tanto para o ouvinte quanto para o artista...

Tá complicado? Espero que não...

Vou ajudá-los.


Claro, não sem uma introdução ao assunto...

Não sei porque, mas essa semana me deu uma vontade imensa de ouvir o LOS HERMANOS 4. Até essa semana eu era o tipo de fã de LH que não deu muita bola para o 4, pois não achava que foram tão brilhantes. Me lembro que quando ouvir pela primeira vez eu simplesmente achei uma merda. Depois eu o achei razoável. Depois vi ao vivo o LH fazendo as canções do 4. Depois achei o álbum muito bom... Pois só parei para ouvir, dali pra frente, as canções que eu tinha visto ao vivo. Foi assim, até essa semana.

Aí, por querer chegar num timbre bão para o meu disco, fui na fonte "moderna" do que eu gosto. Por isso peguei o 4, pois se tinha uma coisa que o 4 era e ainda é melhor que os outros discos é a gravação.

Aí eu precisei compartilhar esse post com vocês. (estou ouvindo o disco nesse momento, às 20:05, sem interrupção...)

DOIS BARCOS - me lembro do Rio... da gravação do Fundição Progresso... Esse fato me fez compor uma música, "O Rock do Amor", em plena ponte Rio Niterói depois de sair desse mesmo show. Me lembro da primeira vez que levei a Silvia no show do LH, no Campinas Hall, e vi como os caras tocaram ela... Me lembro desse dia porque "Dois Barcos" foi a canção que abriram o show aqui em Campinas ... Todo mundo cantando... Aquela vibe...Me lembro da primeira vez que ouvi o 4 e já comecei odiando... Como são as coisas... TENHO vontade de: voar.

PRIMEIRO ANDAR - essa também... a mesmíssima coisa do que na música anterior. O que sempre me intrigou nessa canção foi o tempo musical dela... Amarante canta do jeito que quer, e a banda vai seguindo ele (claro, com uma lógica matemática) mas é fantástico... Quando ele berra "não faz disso esse drama, essa dooooorrrrr", me lembro do Show do Fundição com outro ângulo: o físico - que se resume em som,luz, galera, e a visão que eu tinha do Amarante, com aquele jeitão foda que tem, um dos artistas mais sinceros do Brasil... fã de verdade vê o ídolo assim. TENHO vontade de: tocar.

FEZ-SE MAR - ah tá! É isso então! - foi o que pensei quando ouvi o Camelo na carreira solo... (nesse momento me sinto um burro... ainda não ouvi o disco SOU/NóS do Camelo... Apenas uma música - Copacabana - que acho simplesmente fantástica). Ver o LH tocando aquela vibe bossa... Unico! Que banda ousada... Já tinham gravado um samba: Mas, porra, uma bossa? Quem não tava ligado (eu) não entendeu nada. Hoje faz o maior sentido... Talvez porque eu amadureci. Vivo amadurecendo. O Barba toca de um jeito alucinante (puta batera, daqueles que eu queria ter na minha banda) me pergunte depois, se interessar, o que vejo de tão foda nesse exemplo do Barba (nessa música). TENHO vontade de: ouvir SOU/NóS.

PAQUETÁ - Essa é pra lá de Le Conguero - Pablo dos Timbares - Hermano Zapata - Tito Puenteeee!!! Uma rumba a lá LH... Porra... Eles são ousados demais!!! Cadê aqueles loucos que disseram que o LH não eram bons músicos? Porra, se essa gente respeita o que é ser músico de verdade, sabem que o LH dá aula em muita gente. Tenho propriedade do que digo porque vi ao vivo - Claro! No Fundição! - TENHO vontade de: dançar.

OS PASSAROS - Talvez seja a única que não gosto tanto... Mas mesmo assim acho uma canção única. É isso que o compositor busca - ser único. Meu problema com ela é o modo como o Amarante canta, daquele jeito bêbado demais que não sabe o próprio nome, bem exagerado... Isso me irrita um pouco, e às vezes me vejo fazendo isso. Uma coisa louca: Quando penso no nome da música, esta me lembra muito uma revoada de pássaros negros - seriam corvos?. TENHO vontade de: sair correndo, fugir.

MORENA - RS... rsrs...rsrs....rsrsrsrsrsrsrsrsrsrs....toda vez que ouço essa música, eu sorrio. "É, morena, tá tudo bem, sereno é que tem.. a paz, de estar, em par , com Deus!!! Tarartam!Pode ir agora, que o fio da maldade, se enrola... TUM TUM PÁ! - Pra nós, todo o amor do mundo! Pra eles, o outro lado eu digo mal me quer, ng escapa ao peso de viver, assim, ser assim.. Eu não prefiro assim, com vc... Juntinho, sem caber de imaginar... Até o fim raiar..." Ai vem aquele solo do Amarante simplesmente foda de tão podre. Ah, lembro da galera toda cantando - 30 mil pessoas - na abertura do show do Radiohead... TENHO vontade de: ver outro show deles...

O VENTO - Foi a primeira que mostraram do 4. A primeira vez que ouvi já fiquei honrado. Depois ouvi o trimbre da caixa da batera - achei foda. Letra imbatível. Como diz a Silvia, é uma música que eu não me canso de ouvir, não enjôo. É uma das canções do Amarante que simplesmente entendi: pra mim, "O Vento" conta a história de um amor tão perfeito que ultrapassa gerações (vidas), e que só o Vento é testemunha. "SE A gente já não sabe mais, rir um do outro meu bem, então o que resta é chorar..." ISSO, ESSA FRASE - ao vivo, todo mundo... Arrepia até o meu cabelo do... Daquela que você se sente feliz de estar vivo e ouvir uma canção naquele momento x da sua vida. TENHO vontade de: Ouvir de novo.

HORIZONTE DISTANTE - Essa é , juntamente com Fez-se Mar, daquelas que fui ouvir de verdade essa semana. Que jeito diferente de se fazer música... Não sei... Me dá a realidade do que é um horizonte distante, aquilo que você não sabe como é... No meu caso desse momento, o futuro... Ouça a letra e pense no futuro...O futuro é um completo e exato horizonte distante. Que música! TENHO vontade de: fazer uma coisa loca...

CONDICIONAL - não dá tempo pra você pensar quando acaba Horizonte... PÁ (a caixa do Barba) e PUM! a banda entra! Foda, foda, foda, foda... E o mais louco: a primeira vez que ouvi essa canção foi com o Oito Mãos tocando no ensaio. "Porra, essa música é de vocês?" " Não, do LH... do 4... não lembra?"... Não lembrava. Uma das mais rock and roll do LH, e eu sou loco por um rock bem feito! Top 10 pra mim, mesmo nunca tendo decorado a letra. TENHO vontade de : uma telecaster plugada no meu hot hoad.

SAPATO NOVO - suspiro. Depois de uma porrada na cara (condicional) vem um cafuné (sapato novo). Me lembra uma galera que andava com meu pai na época de Niterói... Me lembra muito aquela vibe de Niterói, me lembra coisas que eu só sentia quando morava lá e quando volto para Niterói. Como diz a letra... "Eu poderia pensar que não se passou de um sonho...", mas eu me recuso de esquecer minha infância lá naquele lugar... Naquele mar, naquela coisa de ser criança, sem preocupação, sem esperança, sem pensar no futuro... um constante presente... quando criança, simplesmente se vive... Ser criança é um barato!!! TENHO vontade de: ser romântico.

POIS É - O refrão... "AVISA QUE É DE se entregar o viver..." é que a música me ganha... daí pra frente ela me pega pelo pé...Fiquei sem palavras. TENHO vontade de: ver o LH gravando.
É DE LAGRIMA - A última... Porra... Essa canção merece lágrimas. Chorar por música, por arte, mesmo quando ela não passa de um condutor para a emoção (DEUS TÁ NISSO HEIN) . É uma canção pra apoiar os cotovelos na mesa e por a cabeça nas mãos... Aí o barulho me pega! Me leva pra lugares distintos... É o fim do disco... É o fim do post... Me leva para os Anéis de Saturno. Me lembra do que eu sou, do que eu faço... Claro... Isso tudo é um momento... Sabe o que é mais legal? É que toda vez que você ouve a coisa de novo, a viagem é outra, e você lembra de outras coisas, sente outras coisas, outras coisas... E mais coisas... TENHO vontade de: escrever mais.

3 comentários:

  1. Pompeo, engraçado você dizer que "Os Pássaros" te lembra corvos... lembro que uma vez li em algum lugar que essa música tinha esse nome por causa de uma alusão ao filme do Hitchcock, que também chama os pássaros. Seria por isso que, no começo da música, parece que estão ligando aquelas máquinas antigas de cinema, sabe?
    Não sei, pode ser viagem de quem pensou isso... mas achei uma coincidência o lance dos corvos!

    ResponderExcluir
  2. eu tava tentando compor essa semana e fiz essa frase "crescendo só pra cantar, com um novo sentido na canção", na mesma sintonia do fim do post.

    Ti pega pelo pé, bela forma de expressar oq sucede com alguma musicas.

    Agora, se eu fizesse um post do 4 seria algo revoltado, por o LH nao ter seguido o caminho q eu queria/quero. uma coisa mais rock, mais weezer, 2 voz, mais bealtes, mais john, crua. Idealizei a carreira deles no primeiro cd, ai fudeu.

    ResponderExcluir
  3. "Agora, se eu fizesse um post do 4 seria algo revoltado, por o LH nao ter seguido o caminho ..." interessante isso André... Mas fazer o quê? Você foi um dos únicos que conheço que virou fã dos caras no primeiro disco... Eu apenas achei um discaço... Mas não virei fã, de modo que o que veio depois continuou me "pegando pelo pé".

    ResponderExcluir